Instantâneo!

Há algumas semana atrás escrevi aqui no blog sobre a alimentação da minha pequena Sophia. Tenho lido em alguns blogs e algumas página do FB sobre como é difícil a introdução dos alimentos sólidos na rotina do bebê. A comida salga então é a mais “complicada”. Daí pensei: porque não começarmos pela salgada?! Já que o bebê não tem referência de sabor, e o doce é mais fácil (e mais gostoso) e isso dificulta o processo do salgado, porque não esperarmos mais um pouco (ao invés de cinco/seis meses, iniciar do seis/sete meses) e oferecermos primeiro o salgado ... será que não fica “mais fácil”!!??!

Discussões de opiniões contrárias aos pediatras à parte, ontem eu fiz uma pequena loucura com minha Sophia. Não sei se me orgulho, me condeno ou acomodo, mas nunca ofereci para ela aquelas comidinhas prontas da Nestlé. Nem doce nem salgada! Já vi várias idéias de lembrancinhas de aniversário ou mesmo enfeite de mesa para a festa usando aqueles potinhos e..... não posso fazê-las porque não tenho nenhuma. Ofereci, quer dizer, o papai estava comendo Cheetos uma vez e ela pediu, e gostou! Não deixo. Mas ontem foi diferente. Eu fiz, deixei e posso confessar, gostei!

Tudo começou no almoço de domingo. Como estava frio, e com a notícia do meu avô, preferimos almoçar em casa. Meu pai foi pegar lasanha num restaurante. Era a única opção de comida, lasanha! Sophia olhou para a cara e enjoou! Não quis nem chegar perto. Fiquei com aquilo na cabeça.

Ontem fomos ao mercado (como quase todos os dias das nossas vidas) e ela estava bem manhosa ontem, queria colo e por tudo chorava! Não sabia mais o que fazer. Até que ela entrou no corredor das massas e viu, na prateleira de baixo, bem próxima ao chão e na altura dos seus olhinhos uns pacotinhos coloridos, com imagens da Turma da Mônica .... siiiim, era os miojos da Turma da Mônica. Ela olhou, pegou e colocou no carrinho. Escolheu sabor tomate. Eu perguntei “Filha, você quer macarrãozinho da Turma da Mônica?”, a resposta veio rápida e alegre “A Sophia ‘qué’”. Eu peguei sabor carne, vai que ela não curte o de tomate. Fomos embora.

Chegamos em casa, ela brincou, pintou, assistiu filminho e tomamos banho. Ao sair do banho falou que estava com fome, e pediu o “acaãozinho ônica”. Eu fiz. Fiz o de tomate mesmo. Arrumei a mesa para ela, com seu jogo americano do “Carros”, sua bowl de cachorrinho e a chamei para jantar. Para minha surpresa, ela comeu TUDO!!! Não deixou um fio de miojo para contar história. Pediu mais e chorou quando disse “Acabou filha, meus parabéns, você comeu tudo!”. Ela simplesmente adorou, amou, se entupiu de miojo.

Não olhei tabela nutricional, não olhei carboidratos nem sódio, muito menos gordura total, trans e saturada. Olhei minha filha comendo algo novo. VIVA!

Não sei se darei outra vez. Quem sabe faça hoje novamente. Mas sei que fiquei feliz dela querer experimentar e ainda mais gostar.

Uhmmm .... 

Satisfação garantida!!!!

Ihhhhh, acho que acabou!!


7 comentários :

  1. Te apóio viu?!
    Ontem eu estava comendo miojo e a Sophia ficou olhando pra mim com cara de cãozinho pidão... mas eu fui dar ela se distraiu com outras coisas...
    Acho q isso vai criando o paladar da criança tb. Mas depois elas tem que saber o que é bom e saudável.. e tudo é exemplo, se eu não comer salada... Sophia nunca vai comer tb... não acha?

    ResponderExcluir
  2. OI Má,
    Eu também há umas semanas atras fiz isso. Cheguei tarde do trabalho era 20:00 e sabia que ela estava com fome, não tinha nada pronto, só tinha papinha da nestle para uma imprevisto, mas por acaso vi que também tinha miojo, não pensei duas vezes, fiz o miojo e ela comeu tudinho também. Não fiquei com peso nenhum na conciencia, fiz o que estava ao meu alcance e ela gostou.
    E a respeito das papinhas, eu comecei pela salgada, aos 4 meses, não passei pela papa de frutinha, e deu super certo.
    Eloise não gosta de doce, mas gosta de fruta, é uma menininha boa de garfo.
    Bjos querida

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcella,
    A Sophia adora as papinhas da Nestlé, mas só comeu as salgadas, as doces nunca ofereci porque ela sempre aceitou bem as frutas.
    Quanto ao miojo não precisa ficar com peso na consciência não, pois a Sophia fez algo parecido, estavamos comprando as guloseimas para a mesa de doces da festa de 1 aninho e ela se agarrou em um pacote de miojo, comprei e ela adorou, mas eu uso só a massinha com pouco sal e preparo molho com carne, o tempero coloco fora.

    Obrigada pela visita no meu cantinho, você tem encontrado o bico de látex da Chicco? Aqui no RS não tem mais, tiraram de linha.

    Francisca, mãe da princesinha Sophia.
    www.aventurasdasophia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!!! Acabei de conhecer seu blo. Parabéns sua filha é linda...
    Não se culpe. a minha filha tem 7 meses e só não come pedra. Tudo que ofereço ela aceita. O pediatra pediu pra eu aproveitar, pois ela vai chegar na fase que não come NADA. Eu não ofereço produtos industrializados, pois ela é muito bebê mas, quando crescer, com certeza irá comer muito miojo. A mamãe dela come e adora. Só concordo com a Francisca, pois o pózinho tem muito sódio e não faz bem, mas uma vez sem problemas...
    Beijinhos
    Passa no meu mundinho (carol-damasceno.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  5. Olha nem pense em se culpar viu? faz parte um miojinho,de vez em quando rsrsrs
    Confesso tb que já dei pra Helena uma x,nao usei o tempero pronto,coloquei só um azeitinho e chamei no alho ( ela ama alho)..
    Sempre fui muito ligada na alimentação dela,mas conforme ela foi crescendo fui ficando mais "liberal"...ela começou a experimentar as porqueiras da vida,e amou todas!!!!
    Sem grilos,sem estresses,sem neuras,a gente sabe q sempre não dá,mais as vezes,é tão bom e tão prático pra gente né?

    ResponderExcluir
  6. Ah, eu também adoro quando Sophia experimenta algo novo e adora!! Mas ela já tá numa fase de escolher, sabe, é tão engraçado, ela fica "montando" o prato dela!!
    Por aqui não entra miojo porque eu simplesmente não gosto do cheiro deles, não consigo fazer, por isso ela nunca provou. Mas nada que um bom macarrão cortadinho com um molho gostoso não resolva!!
    Beijocas,
    Aretusa, mamãe da Doce Sophia

    ResponderExcluir
  7. Ai Má, nem preciso da novela da Ana Luiza e a comida salgada que vc já tá cansada de ouvir, né?? Mas eu concordo com você que a gente deveria começar diferente com introdução de novos alimentos.. Nada pior do que enfrentar uma guerra na hora de comer!! Quanto ao miojo eu tenho certeza que a Analu vai comer!! Agora ainda é muito cedo, mas eu acho que a criança tem que experimentar de tudo!

    Beijinhos

    Ah, a Sophia tá cada dia mais boneca!

    ResponderExcluir

Copyright © 2013 Mamãe de Salto - Layout Personalizado por Giselle Carvalho