YES, WE CAN!


Existe uma coisa certa quando o assunto é maternidade: cada criança tem seu próprio tempo. Tempo de mamar; tempo de dormir; tempo para começar a rolar; tempo para descobrir o pé; tempo para começar a levar objetos à boca ou jogá-los longe; tempo para ficar sentada, balbuciar palavras; tempo para nascer os dentes, comer, engatinhar, andar, falar, ir para escola. Sophia foi do tipo de criança que se não tivesse aceitado e entendido isso, me traria preocupações e idas infinitas ao pediatra.

Sophia começou a engatinhar com 10 meses, e seu primeiro dente nasceu aos 11. Quando completou 1 ano, 3 meses e 5 dias começou a andar. Até os 2 anos e quatro meses falava apenas: mamã, papá, mámá, uôuô, tatá, lalá, dudu, iiii, bool. ... hoje fala até em inglês! Não vou falar que sentia inveja, mas não conseguia entender o porque todas as outras crianças apresentavam um desenvolvimento tão mais rápido do que a minha filha. Será que foi a falta de ácido fólico? Será que foi falta do pré natal? Será que eu não estimulo minha filha? Eu sempre meu culpei!

No início desse ano, na consulta dos dois anos, o pediatra da Sophia disse que era preciso iniciar o desfralde da Sophia. Me passou vááárias recomendações:
*Não usar penico;
*Nos primeiros dias mostre a ela que você e o papai fazem suas necessidades no vaso e que é muito legal;
*Depois mostre que os brinquedos e personagens favoritos dela também usam o vaso sanitário;
*Presenteei Sophia com uma calcinha e diga à ela que agora ela é mocinha e que já pode usar o vaso sanitário;
*Voilá ... em cinco/seis/sete dias ela estará desfraldada!

Eu suuper confiei nas palavras dele. E no dia seguinte eu iniciei o desfralde ... fiz tudo como ele orientou. ........................ Sophia ficou até semana passada usando fralda. Sophia odiava a idéia de tirar a fralda!

No vaso sanitário ela chorava. Comprei o penico e fiquei sentada 1 hora com ela no banheiro para ela não fazer nada. Foi subir a calça ... ela fez xixi! Eu simplesmente desisti.

Na escola, além do penico da sala de aula, as professoras fazem o “trem do banheiro”, onde todos os alunos vão para o banheiro. Sophia tem uma amiga, a Laura, que não usa fralda há tempos. A professora já me disse que até a Laura já fez a Sophia tirar a fralda e fazer xixi no vaso e nada!

Até que no último domingo, 11/09/2011, a mamãe Isaura/Amélia estava lavando o banheiro e Sophia encontrou o penico. Super se interessou e quis muito fazer xixi. Eu tive uma idéia ... levei o penico para o quarto dela, coloquei ele virado para a televisão e deixei ela lá, bem a vontade! Alguns minutos depois Sophia grita “Mamãe, olha aqui, a Sophia fez xixi o peíco!”. Chorei! “Viva, a Sophia fez xixi no penico!! Parabéns filha, você é uma princesa! Está pronta para ganhar uma calcinha?”. E assim demos início ao desfralde.

No início era tudo festa, ela ficava tirando a calça e a calcinha e ficava hoooras sentada no peíco assistindo os filmes. Mas nem tudo é perfeito, e um xixi escapou. Lá se vai calça, calcinha, tênis ... e com isso o penico! Guardei, achei que não fosse dar certo.

No dia seguinte, contei o acontecido para a professora, inclusive que havia guardado o penico. Ela olhou bem nos meus olhos e disse “Agora já era ... você iniciou e não podemos mais parar, seria uma confusão na cabeça da Sophia. Assim que chegar na sala de aula, vou tirar a fralda e ela passará o dia sem fralda, na hora de ir embora colocarei fralda, assim que chegar em casa retire a fralda. Durante a noite coloque a fralda, o desfralde noturno será mais para frente. E amanhã envie muitas calças, meias e até tênis, porque poderemos ter alguns acidentes”. O dia passou e quando fui buscá-la na escola ... SURPRESA, nenhum acidente e todas as necessidades feitas no penico e no vasinho sanitário.

Na terça-feira foi a mesma coisa, quarta também, quinta-feira (15/09) Sophia foi para a escola sem fraldas, voltou com!! Na sexta ela foi e voltou da escola sem fraldas. Hoje, sábado, Sophia já foi passear sem fralda e tirou um cochilo pela tarde sem fralda e nenhum acidente, então podemos dizer queeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee: SIM ... estamos desfraldadas!!! Com 2 anos, sete meses e 11 dias posso afirmar que minha filha abandonou as fraldas diurnas e começou uma nova fase da sua vida, é uma mocinha, uma mocinha de calcinha.

Confesso a vocês que me sentia muito mal, triste mesmo quando lia relatos de mães com frutinhos mais novos que iniciaram o desfralde e estava tento muito sucesso e eu nada! No início culpei a escola, depois a falta de tempo disponível para cuidar do desenvolvimento da minha filha, até morar em Curitiba foi motivo de culpa, afinal aqui não tem verão. Não foi fácil essa briga interna, EU X MIM, mas hoje posso afirmar que não era eu a culpada, mas que Sophia mais uma vez precisava ter o tempo dela.




11 comentários :

  1. eeeeeeeeeehhhhhhhhhh!

    que legal!
    com o Davi foi bem nesse período também!
    Cecilia nasceu e no mesmo dia ele desfraldou! acreditam?
    2a 7m 24 dias1

    bjocas

    ResponderExcluir
  2. Ai Marcella
    Como vc mesma disse, cada criança tem um desenvolvimento, cada um tem um ritmo que é bem diferente e depende de "n" fatores. Aqui tentamos tirar as fraldas mas por conta do frio desistimos, mas sei que quando esquentar será super tranquilo tirar. Quanto a fala da Gaby, ela fala pelos cotovelos, mas eu falo mais que a boca e marido também, e desde a barriga ela ouve falas o dia todo, sou professora lembra? Então, acho que tudo isso é estimulo, mas não signigica que sua filha não irá falar muito. Cada coisa a seu tempo. Fique calma que tudo vai se ajeitando.
    Ps;: desculpa o comentário tipo post...rsrsrs
    Saudades de vc no bloguito.
    Beijos mil

    ResponderExcluir
  3. Má,
    Que noticia boa, estou muito feliz por vocês! Sei que isso te preocupava muito, mas chegou o tempo da Sophia!!!!! Parabéns
    Bjão

    ResponderExcluir
  4. viva a Soso..
    e eu estou me preparando psicologicamente para os vazamentos de xixis...rs
    aqui pretendo iniciar so ano que vem o desfralde, como vc disse,cada criança tem seu tempo, e vou deixar o Bryan me mostrar o dele.
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Marcella é isso mesmo... Eu sou muito ansiosa com relação a minha filha... Mas agora estou mais relaxada.. Todas tem seu tempo certo....
    Que linda a sua Sophia de calcinha... :)
    Beijinhos
    Carol

    ResponderExcluir
  6. Oi!! Tudo bem!!! Olha cada um cada um... comprei um penico, falei pro meu marido ir ao banheiro com meu filho. Foi tiro e queda, ele tinha dois anos e dois meses por aí. Cada criança tem seu tempo.
    tem hora que os pediatras no confundem né, vc acha??/ As vezes penso será que ele fez assim? O pediátra do bruno sempre diz assim... se fosse meu filho...eu faria assim... Bjo da Cris

    ResponderExcluir
  7. É isso aí! Cada um no seu tempo. Tenho 2 filhos adolescentes e cada um se desenvolveu nessa faze em ritmos diferentes. Agora tenho um bebê de 5 meses e com certeza nada será como os primeiros...

    Parabéns pela conquista da sua filha.

    Beijos

    Flavi

    ResponderExcluir
  8. Ai que linda!! Essa princesa tá cada dia mais mocinha!!! Nem ligue pra esse negócio de tempo, amiga!! Como você disse, cada criança tem seu tempo.. A Analu tem coisas que sai fazendo antes do tempo, mas começar a comer só foi fazer com 7 meses e meio.. Nem dá pra ficar comparando..
    Tô com o maior orgulho da Sophia!

    Beijinhos
    Paty

    www.profissaomamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Essa é uma etapa que nao estresso nem um pouco. Nao vejo nenhuma vantagem da crianca ficar sem fraldas muito cedo. 2 anos e 7 meses está ótimo Má! Agora sim ela está pronta! Parabéns Sophia!!! Uhuu!!! Sabe, confesso que estou com uma preguiça danada de começar o processo... Estou esperando o Henrique imitar os amiguinhos da escola. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Querida, obrigada pela visita, volte sempre viu, eu sempre estou aqui no seu blog porque ja me acostumei a ler seus post. Fiquei super feliz com sua visita!!!! que bom que ja me visitava. E dica: se quiser tirar um esparadrapo sem doer, passa muito óleo de vasilina que ai não dói!!!! Bjo da Cris

    ResponderExcluir

Copyright © 2013 Mamãe de Salto - Layout Personalizado por Giselle Carvalho