O desenvolvimento escolar

Quando decidi que voltaria a trabalhar, Sophia tinha pouco mais de seis meses. Em hipótese alguma imaginei deixá-la com uma babá, não tenho nada contra, longe disso, mas não conheci nenhuma durante minha vida e, sair em busca de uma seria uma loucura. Uma possibilidade seria deixá-la com a vovó, mas esta é minha chefe e, com a vovó partena, queeeeer dizer, deixá-la com a naná nunca foi sequer sugerido.

ABRE ASPAS
Minha sogra, mãe do papai Ramon e teoricamente avó da Sophia nunca gostou da imagem de vovó, por isso, desde que sua primeira neta (hoje com 5/6 anos) nasceu, ela se auto nomeou naná. OK ... vamos em frente!
FECHA ASPAS

Então a melhor solução seria colocá-la numa escola. Creche pública além de super lotada e concorrida, sem desmerecer, não estava nos meus planos. Então ... fomos em busca da Escola Ideal para Sophia! Procurei escolas próximas do meu lugar de trabalho, depois valores. Dentro do perímetro estabelecido, era hora de observar ambiente, higiene, cuidado com os frutinhos, ambientes (sala de aula, parquinho, refeitório).

Um dia encontrei e me encantei. Sophia recebeu a escola muitíssimo bem e a escola só trouxe coisas boas para minha princesa. É claro que o pediatra é contra, é obvio que já pegou muitas gripes, uma conjuntivite bacteriana e os bobos dos verminhos da semana retrasada, mas é preciso confiar em Deus.

Com dois anos, Sophia está matriculada no maternal II. Eles tem um livro de atividades e um caderno de desenhos; quase todas as semanas ela traz para casa uma atividade e todos os dias na agenda vem um resumo do que foi trabalhado no dia. Eis que no semestre passado veio um bilhetinho na agenda informando da reunião de pais e professores sobre o boletim da Sophia. Sério ... não sabia se ria ou chorava. Rir pelo fato de que um bebê de dois anos já tinha boletim e chorar por ver meu bebê crescendo a tal ponto de estar na escola sendo avaliada.

Nós (eu e papai) chegamos na escola e realmente havia um boletim. Vários eram os itens em avaliação, todos referentes ao desenvolvimento da criança na escola. As notas eram classificadas em A = aproveitamento de nível excelente; B = aproveitamento de nível bom; C = processo em vias de desenvolvimento. Para completar minha surpresa, eis que dentre vários itens e muitas letras A, me deparo com duas letras B! Compartilhar brinquedos e Respeito aos limites estabelecidos (compreende e executa ordens simples). “COMO ASSIM???” A professora elogiou demais a Sophia, criança inteligente, sociável e delicada PORÉM quando está com algum brinquedo da salinha ou leva de casa ela NÃO queria emprestar e o outro ponto a ser cuidado era o fato de que na hora de sair do parque e ir para a sala de aula executar uma atividade, por exemplo, ela não queria. Quem sabe, alguém poderia vir e me dizer “Puxa, que maravilha! Tão pequena e já tem personalidade forte” ... OK, concordo, mas essa personalidade forte poderá no futuro se tornar uma menina mimada, mal educada e sem limites.

Os pontos foram muito bem cuidados, tanto na escola quanto em casa. Estávamos fazendo com que Sophia compartilhasse os brinquedos conosco e impondo alguns limites de aonde pode brincar, aonde pode fazer bagunça.

Hoje, 22/11, foi a nova entrega do boletim. Confesso que não dormi direito pensando no que estaria melhorado ou quem sabe, para meu desespero, piorado. Sophia já sabe muito bem o que significa NÃO e MEU e fala com autoridade em muitos momentos. Até que chegou a hora da reunião e com ela a entrega da “bomba”. Abri lentamente para que o baque fosse menor numa possível “chuva” de notas B e C. Para minha surpresa, felicidade e orgulho Sophia tirou A em todos os itens! VIVA!

Como é prazeroso, como mãe, reconhecer o desenvolvimento daquele frutinho que um dia mal sabia como se virar de um lado ao outro. Vê-la falando, formando frases, perguntando e exclamando é tão fantástico e maravilhoso. Não é fácil ver que meu bebê está crescendo e se tornando uma menininha maravilhosa.

Agora Jesus já pode avisar pro Papai Noel que o tem uma princesa em casa e que ele pode entregar o presente de Natal dia 25/12. VIVA!

O boletim da princesa ... 

12 comentários :

  1. hahaha que fofa com boletim !!!
    Parabéns por este momento e ver o quanto ela está evoluindo !!!
    bjos

    http://maeefeliz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Marcella, vc recomenda a escolinha da Sophia? Qual escolinha é? Estou nesse dilema agora e não sei onde por Olívia!
    Se não quiser divulgar aqui, manda pro meu email? camilamaria@gmail.com


    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Que linda!!! É muito bom ver que nossa educação está dando resultado no convívio fora da nossa casa... Parabéns!!!

    Espero conseguir fazer o mesmo...

    Beijocas
    Carol

    ResponderExcluir
  4. Marcela também fiquei supresa com entrega de notas para meu filho e o que me deixou mais feliz foi que lee esteve bem e reallmtne usou aquele tanto de livros e cadernos aos 3 anos. Cris
    http://olhopreguicoso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Que gostosa essa fase!! Lembro q a Vic também tinha um boletim parecido!! Hoje é bem mais complicado heheheheheh.. mas graças a Deus ela nunca teve problemas com notas!!
    Parabéns para Sophia!!! Merece um presentão do papai Noel!!! hehehehe

    Bjus Ma!!!

    ResponderExcluir
  6. Que fofa! E que bom que ela melhorou nos resultados. Parabéns! Beijos

    ResponderExcluir
  7. Como avó materna, também fiquei anciosa pelas avaliações. Mas desta vez Sophi, é assim que a chamo, se superou. Merecemos nós como família, juntamente com as professoras, e Sophi, mais que parabéns.

    Vamos agora para outra grande fase!!!! que Deus nos dê muita sabedoria minha filha Marcella!!!!!!


    aMO MUITO VOCÊ SOPHI E PAPAI RAMON!!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. meu blog foi excluido 4 vezes eu ja tinha aviso você sendo que o link que lhe enviei não está mais ativo o link oficial é http://anjodmv.blogspot.com/ me descupe qualquer coisa e espero que possa volta a curti o meu cantinho e as novidades do meu anjinho beijos

    ResponderExcluir
  10. OI Marcella,
    que lina a Sofia e o seu boletim com evolução. Esse acompanhamento de perto da escola é em legal. Faz a gente observar algumas caracteríscas e ajudar as nossas filhas crescerem.
    Agora você já pode dormir, né? kkkk

    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Amiga, que a Sophia é nota A/10 em tudo, eu já sabia. Você não precisava nem se preocupar, era só me perguntar que eu respondia!!
    Sophia linda da tia, cada dia mais princesa e mais esperta!
    A propósito, as notas B do semestre passado, foram muito injustas!

    Beijinhos para a princesa e mamãe da princesa que estão sempre de parabéns.

    ResponderExcluir
  12. Vc pode indicar a escolinha da Sophia? Obrigada! Jeaneczs@gmail.com

    ResponderExcluir

Copyright © 2013 Mamãe de Salto - Layout Personalizado por Giselle Carvalho