Quem tem medo do Papai Noel?!

Eu sempre amei o Natal, assim como qualquer data comemorativa, mas não tem como negar que o Natal é muito especial: as luzes, a alegria, o verão, os dias de férias ... tudo junto e bem misturado trazem ao nosso lúdico aquela certeza e sensação de que coisas boas e maravilhosas virão.

Princesa Sophia nasceu em fevereiro, então, seu primeiro Natal foi com 10 meses. Pouco ela entendia, mas os brilhos das luzes já chamavam sua atenção. Em seu segundo Natal as coisas já melhoraram, mais ainda era uma bebê, então ainda não foi algo que mudasse a vida dela. Esse ano ela está suuper eufórica, tanto que precisei montar a árvore de Natal lá em casa no feriado de quinze de novembro!

Mas afinal ... o que é o Natal!??! Para muitos, o Natal é uma data para estar com a família e amigos queridos, reunidos, festejando e alegrando-se; Para outros, é o momento de festa, viagens, férias; Para as crianças, é receber todos (ou quase todos) os presentes desejados desde o aniversário e dia das crianças através da recompensa de terem se comportado bem e tirado boas notas na escola; Há ainda os descrentes que vêem o Natal como uma data consumista e desnecessária. Mas existem pessoas (como eu) que aprendem e entendem que o Natal é muito mais do que tudo isso junto: acreditamos que o Natal simboliza o nascimento daquele que nos dá vida: Jesus!

Embora todos nós saibamos que Jesus pode não ter realmente nascido em vinte e cinco de dezembro, mas para nós, Cristãos, essa data simboliza uma nova vida, uma vida de salvação.

Com o nascimento de Jesus, três reis magos vieram até ele e o presentearam com Ouro, Incenso e Mirra. Daí a origem da troca de presentes no Natal.

Mas e a árvore? E a figura do Papai Noel, suas renas e os duendes ajudantes? Bom, aí sim é tudo um grande apelo comercial que nos remete aqueles tempos tão puros e felizes da infância.

Dando uma pesquisada na internet, confesso que achei descrições parecidas e muitas me assustaram (não posso mentir), mas vamos simplesmente ater-se ao fato de que são imagens e símbolos não existentes no mundo Cristão, mas que fazem dessa data um encantos aos olhos infantis, OK!??!

É nítido que a cada ano, o Natal parece chegar mais cedo. Esse ano teve Papai Noel de shopping chegando dia 19/11. E desde então, Sophia adora uma visita ao shopping. Ela grita, vibra, já chegou até a ficar sem ar, tamanha a emoção. Mas quando chega próximo ao tal do Papai Noel, gruda no nosso colo e não há nada nem ninguém que faça ela se aproximar do “bom velinho” ... e mais, ela fala em alto e bom som “Não mamãe, a Sophia tem medo do Papai Noel!” ... mas eu me perguntou: POR QUE?!?!!

Descobri que Sophia não é a única! Um livro foi lançado no ano passado chamado “Quem tem medo do Papai Noel” e reúne mais de 250 fotos de crianças chorando ou com cara de espanto diante daquele senhor gorducho, com longas barbas brancas e roupa vermelha. Acredita-se que as crianças possuem esse mesmo “medo” tanto com Papai Noel como de palhaços, porque ambos estão mascarados, por isso, não reconhecem neles qualquer semelhança como pessoas próximas.

O fato é que a magia das luzes, o gigantismo das árvores e a recompensa por serem obediente aos pais e pessoas mais velhas através de presentes encantam cada vez mais esses frutinhos tão puros e amados. Essa época do ano é realmente deliciosa. A gente que é grande se surpreende com as decorações, imaginem eles!? O importante é passar valores de respeito e solidariedade, não se apegar ao consumismo e ao que podemos ganhar SE compramos até TAL valor no shopping. Precisamos manter o ano interno esse espírito francês de liberdade, fraternidade e igualdade, desejar estar perto daqueles que amamos 365 dias e celebrar diariamente através de palavras e ações o nascimento de Jesus nas nossas vidas.



Livro "Quem tem medo do Papai Noel?"


Para saber mais sobre o nascimento de Jesus, leia a Bíblia em Mateus 1 e 2.  


3 comentários :

  1. Adorei Má,
    Realmente para nós cristãos o natal não tem nada a ver com papai noel e árvore de natal, o sentido é muito maior, mas que as crianças gostam...gostam!!!!!!!!!!!!!!
    Mas devemos pensar em passar os valores verdadeiros para elas entenderam desde crianças.
    Bjos e parabéns a arvore ficou linda e a Sophia mais linda a cada dia.

    ResponderExcluir
  2. As crianças gostam né...acho importante sempre passa os verdadeiros significados da data, agora a arvore está linda e mais linda ainda sua florzinha daqui apouco passa a arvore no tamanho Heheheh...beijinhos ♥
    http://anjodmv.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Nossa Má... quanta sensibilidade para escrever a respeito do Natal...

    Adorei...
    Beijocas
    Carol

    ResponderExcluir

Copyright © 2013 Mamãe de Salto - Layout Personalizado por Giselle Carvalho