E quase que eu escorreguei!

do Google


A gente ouve uma vida inteira, mesmo quando não somos mães ainda que perto de criança devemos ter cuidado com o que falamos, porque os cérebros delas são como esponjas e aprendem tudo com muita facilidade e rapidez e, se é coisa errada ainda, parece que não precisa nem repetir, ouviu uma vez, viu uma vez, já sai repetindo!

Não falamos palavrões em casa, muito menos usamos de gestos obscenos. Então sei que lá em casa, Sophia não aprenderá esse tipo de coisa. É claro que também começamos a cuidar até com adjetivos dados à terceiros, por exemplo: durante um jogo de futebol que a titia assiste as palavras “burro” “idiota” “imbecil” são trocadas por “grrrrr” “any” “uhhhhh”. E assim, fomos substituindo pequenas expressões. Tá, já me falaram que isso não terá como evitar porque ela vai ouvir isso na escola, mas se tem gente que tardia ao máximo doces e refrigerantes, porque eu não posso adiar que minha filha conheça palavras que “menosprezem” as pessoas, mesmo quando temos razão de chamar aquele jogador que recebe milhões de salário de idiota porque ele perdeu um gol que até minha avó faria!!

Tenho o costume de na hora de dormir pegar o computador, levar para a cama e ficar navegando pela mommysfera e ouvindo o som da televisão, caso escute algo que me chame a atenção, assisto. Durante esse processo, Sophia fica ao meu lado na cama, rolando para lá e para cá lutando contra o sono. É bem verdade que tem horas que esqueço que ela pode estar olhando para a televisão enquanto eu estou focada no computador e, na maioria das vezes, os programas escolhidos são “Tabu”, “Acumuladores de Animais” “Infestações” ... ou algo do gênero!

Dias desses, ou melhor, numa noite dessas, fizemos esse nosso ritual de estarmos juntas na cama, ela rolando para dormir e eu no computador assistindo “Segredos do meu corpo” e o assunto era uma mulher que tinha uma espécie de pinta no canto da boca, mas era beeeeem grande e como era muito vascularizada, tinha uma cor bem roxa, parecia mesmo que se alguém colocasse uma agulha e furasse jorraria sangue no melhor estilo Quentin Tarantino. Eu suuper compenetrada e concentrada achando que Sophia estava num sono profundo e maravilhoso quando ela olha para mim e fala “Mamãe, olha que coisa feia no rosto da moça, tem um bicho comendo a boca dela” ... AI MEU DEUS! E agora, como tentar consertar o inconsertável (existe essa palavra!?!? NÃO??!? Então coloca no dicionário Marcellês = inconserável é aquilo que não se conserta!!) ... pensa Marcella, pensa rápido para não traumatizar a criança e não piorar a situação! “Não filha, aquilo não é nenhum bicho ... é que a moça caiu e fez um dodói, daí a mamãe dela quis fazer um curativo, passar sprayzinho, dar remedinho e ela não deixou, daí ficou essa manchinha, mas ela vai cuidar, fazer curativo, tomar o remedinho e vai sarar” ... UFA! Nada melhor do que tentar se safar de alguma coisa e ainda conseguir usar ao seu favor! DEU CERTO!

OK ... prometi para mim mesma que iria cuidar melhor disso. Passaram alguns dias e estava assistindo novela (PUTZ, eu assisto de vez em quando “Fina Estampa”) e a tal da Sol do Recanto iria ter sua primeira noite de amor com o namorado. Eles se encontraram no quarto, começaram a se beijar e um foi tirando a camiseta do outro, quando Sophia olha para mim e pergunta “Mamãe, por que a moça tá ficando pelada” ... ai meu Deus, o que responder .... pensa, pensa, pensa .... “Ela está indo tomar banho filha” ... UFA! Mais uma vez deu certo!

Mas sabem, eu não sabia que crianças de três anos já tinham essa rapidez de raciocínio. Achei que era por volta dos cinco/seis anos, mas estou me surpreendendo! Agora, tenho que super cuidar com o que está passando na televisão. Ué ... durante o carnaval Sophia aprendeu (do jeito dela) a música em inglês do Michel Telló e o refrão daquela música do Gusttavo Lima “Tche tche tchererere ... e sei lá mais o que” .... em três dias! Ela já sabe que no programa do Faustão tem “Cassetadas” e se diverte demaaais com as quedas do povo (#humornegromodeon).

Agora é hora de cuidar com os pequenos detalhes na educação da minha filha, porque se eu cometer um deslize, por menor que seja, pode ser fatal! 



29 comentários :

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Estou passando aqui para agradecer os presentes mais uma vez!
    Adorei a carta o body a fralda tudo!
    Brigadão!
    Psiu: Sua letra é linda!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Marcella, a nossa vida de mãe é assim mesmo! Temos que tomar muito cuidado com tudo o que fazemos e assistimos, pois tem uma esponjinha que absorve tudo, nos observando! É difícil, mas precisamos assumir isso com responsabilidade, pois a cada dia a mídia tem mostrado mais sensacionalismos e coisas que não prestam! Vemos exemplo disso nas novelas, e também nos telejornais, onde mostram imagens pesadas para os nossos filhinhos! Post muito bom, com um assunto super relevante! Vamos divulgar!
    Bjus!

    ResponderExcluir
  4. Realmente Má temos que ter cuidado com tudo que falamos, fazemos e assistimos, sem contar que ainda temos que cuidar com quem as crianças andam, nossa é tanto cuidado mas são necessários, já me peguei várias vezes pensando o que vou falar quando a Sophia me perguntar tal coisa, e o que é isso mãe, temos que estar atentas a tudo.
    Vai compartilhando as suas táticas que logo terei que usá-las por aqui.

    Beijos
    Fran

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga muito bom o seu post, sabe amiga quando eu engravidei eu parei para refletir o que eu poderia trazer de bom para vida da minha filha e uma das coisas que eu fiz foi parar de ver novela.É isso mesmo!!10 anos sem ver novela, parece incrivel né? Mais foi uma das coisas que eu fiz de melhor na minha vida.Hoje minha filha não ve novela e nem tem interesse, pois eu sempre expliquei para ela sobre essa minha escolha e para ela não faz parte vermos novela e outros programas que nunca acrescentaram nada na minha vida e muito menos na dela.São decisões que tomamos na vida mais que vale muito a pena.Parbéns pelo cuidado que você está tendo com a sua pequena, você vai ver como ela crescerá uma menina diferente.Bjkss JACK ROSA

    ResponderExcluir
  6. Afff
    Isso é tão assustador!
    Como temos que ficar antenados!
    E como nós escorregamos nesses cuidados muitas vezes...
    Poxa...
    Esses dias a Malu falou um palavrão que começa com m, quase surtei, até agora não descobri onde foi que ela ouviu...
    Por mais que a gente cuide, elas sempre escutam alguém...
    Que medo...
    Que Deus nos ilumine nessa missão que é educar.
    Amei seu post.
    Bjks mil pra vcs

    ResponderExcluir
  7. Realmente, temos que cuidar de tudo que falamos!! Desde de pequenos mesmo, rs.
    Temos que ficar antenadas, rs.

    Que Deus nos ilumine nesse arte de educar, porque está ficando cada dia mais difícil, confesso.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Menina tenho uma esponjinha aq de 3 anos tmbm fogo na roupa!!!!e aq em casa tem muita gente entao ja viu!!!sou a chata da casa com meus pedidos!!!
    mas temos q evitar msmo!eu mudei meus alguns gosots quando soube q teria filhos,entao eu digo q vale a pena msmo! bj*

    ResponderExcluir
  9. Amiga depois que somos maes temos que pensar em tudo, veja bem eu disse TUUUUDOOOOOOOOOO... Até deixar de assistir o que a gente gosta, pois eles são realmente uma esponja do que não presta.kkkkkkkk

    Boa sorte para nós..

    Beijocas
    Carol

    ResponderExcluir
  10. Essas criancas sao mais espertas do que possamos imaginar...Aqui em casa eu assino um canal especial educativo para bebes e nao vejo outra coisa, somente isso...Eles aprendem e se interessam por tudo!!! bjs

    http://www.meufilhominhavida.com/

    ResponderExcluir
  11. Essas criancas sao mais espertas do que possamos imaginar...Aqui em casa eu assino um canal especial educativo para bebes e nao vejo outra coisa, somente isso...Eles aprendem e se interessam por tudo!!! bjs

    http://www.meufilhominhavida.com/

    ResponderExcluir
  12. Olha eu bem já passei por isso,não dá pra ter ou fazer as mesmas coisas que fazemos sozinhas com as crias ao lado,elas estao ali captando tudo,umas esponjinhas...
    Há um tempo atras eu só colocava Helena pra dormir no meu quarto,alias eu deixava ela ali até ela cansar e dormir,e eu continuava vendo tv ou distraida como se estivesse sozinha,eu simplesmente esquecia..um dia me toquei e começamos então uma nova rotina,hora de dormir quartinho dela e se ela de repente não quiser e quiser ficar comigo um pouquinho é desenho na tv,não tem jeito,essa parada ela ganhou.
    Beijos
    Kaka
    Compromisso Mamãe Blogueiras

    ResponderExcluir
  13. Nossa sabe que eu ando me controlando com os nomes já que o davi ta aprendendo a falar, é é dificil, ainda mais quando vc dá aquela topada no canto da mesa e seu dedindo fica pulsando terrivelmenteeeeeeeeeee. Ai, ta sendo dificil mas to me treinando kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    bjusssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  14. É verdade temos que nos policiar todo tempo. Afinal somos o exemplo para o nossos filhos.

    ResponderExcluir
  15. Essa Sophia é realmente uma princesa muito inteligente..
    Se aqui em casa eu já tenho que me cuidar com a mini-esponjinha de 1 ano, imagino você aí com uma de 3...
    A gente tem que se policiar 24 horas por dia, né? Mas é assim mesmo, Sol do Recanto que nos perdoe, mas ela só vai poder aparecer na televisão quando as princesas não estiverem por perto.. Hehehe

    Beijoooos
    Paty

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Então Marcella eles tem uma capacidade e facilidade enorme de gravar tudo, as vezes nos surpreende com seus aprendizados, aqui tento filtro o maximo possivel, TV, Musicas, etc. E como eles ficam com minha irmã, ja combinamos de evitar falar determinados assuntos perto deles.
    Atenção redobrada com os pequenos. Adorei o post. Beijos
    Cléo
    http://eueosgemeos.blogspot.com/ (Desculpe tinha colado errado o nome do meu blog)

    ResponderExcluir
  18. Temos que ficar sempre alertas... incrível!
    Já conhece o Roteiro Baby? Também estamos no face e twitter: www.facebook.com/roteirobaby e @Roteirobaby

    ResponderExcluir
  19. Oi amiga
    As vezes agente passa cada saia justa com essas crianças, eu até evito assistir certas coisas para evitar esse tipo de pergunta, mas tem hora que fica dificil escapar.
    beijos
    http://maede4princesas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. hahahhaha... é verdade, apenas um deslize e já era... eles são mais espertos do que pensamos...rs adorei o post... beijocas

    ResponderExcluir
  21. Bom dia, preciso atualizar lá,hehehe
    Dá uma olhada na minha página do face, lá tem modelos de adulto https://www.facebook.com/pages/Pequenos-Mimos/231310186879789
    bjs...
    Depois venho com calma ler seu post tá?

    ResponderExcluir
  22. OI MArcella,
    é impressionante como esses pequenos são uma esponjinha, atentos a dtudo e pescam tudo. Temos sim que ficar bem atentas porque eles aprendem tudo muito rapidinho.
    A sua Sophia é muito esperta.
    Olha só o reflexo da simples propaganda de final de ano da Globo na minha Sofia: http://inventandocomamamae.blogspot.com/2011/01/medo-de-dormir-sozinha.html

    Temos que estar muito ligadas (ou desligadas nesse caso).

    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Marcella é assim mesmo.
    Eu sempre me policiei com as minhas falas.
    Não temos o hábito de dizer "palavrões" rsrsrs e principalmente com a chegada do garotão estamos cuidando disso.
    Bjks
    Andréia
    www.cantinhodosam.com
    http://makeviagem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. To rindo aq com sua pequena!
    Minha Pithu tbm solta coisas e perguntas engraçadas e contrangederos...kkk e eu sempre respondo da forma mais natural possivel e tento falar a verdade, nem sempre dá né rrsrs

    Beijihos Marcela e obrigada pela visita l´no Modinha Pitchu, adorei seu blog e voltarei sempre!

    Bjs
    Carol

    ResponderExcluir
  25. Má... e eu que tenho q controlar aqui em casa mas na casa do vôdrasto Sophia já viu até revista de mulher nua?!
    O que fazer?!
    Essas coisas estão fora do meu controle.
    Muita calma nessa hora menina. bjos e sorte aí!

    ResponderExcluir
  26. Falou tudo!!!
    Bom mesmo é quando a gente consegue se livrar da saia justa e ainda trazer isso à nosso favor!

    Haja pensamento rápido!

    ResponderExcluir
  27. Kkkkkkkkk! Adoreiiiii o post! Má , vc está ótima nas explicações! Lá em casa eu só ligo a TV no Discovery Kids, então ainda nao tive essas saias justas. Quando nas raras vezes coloco algo para eu assistir o Henrique nem quer prestar atenção e me chama pra brincar. Sinceramente, amiga , novela das nove vc deveria evitar porque a Sophia tá muuuuuito esperta! Beijao

    ResponderExcluir
  28. Nossa, tá na hora de tirar essa menina da frente da TV, hein? Onde já se viu menina de três anos: 1) acordada na hora da novela e 2) assistindo a tal da novela???? Imagino o que ela está vendo agora que tem quase quatro... tsc, tsc...

    ResponderExcluir
  29. hgauhauhau...mto bom post...esses dias tava assistindo 1 bebe por minuto (sei que vc vai saber do que to falando, pois assisto os mesmos programas), pensando que o Dam nem sabe o que ta acontecendo quando um casal doa o bebe e ele começa a chorar incosolavel na hora que o bebe é tirado da mae...pergunto pra ele o que aconteceu tentando disfarçar ele fala: bôoooo bebe da mamãe... gente eles são mto rapidos.... www.mamybrasil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Copyright © 2013 Mamãe de Salto - Layout Personalizado por Giselle Carvalho